Como fazer uma gestão de vendas otimizada e eficiente

Como fazer uma gestão de vendas otimizada e eficiente

Gestão de vendas é um conjunto de ações que visam o crescimento comercial da empresa. O objetivo é fornecer um direcionamento para a força de vendas, fazendo com que a equipe seja eficiente e chegue aos resultados esperados.

Porém, ela não se resume apenas à atuação do time comercial. Essa estratégia abrange todas as atividades ligadas ao setor, direta ou indiretamente, desde as ações de marketing ao pós-vendas, passando pela divulgação de precificação do produto ou serviço oferecido.

Dessa forma, a gestão ajuda na identificação de gargalos e na proposição de soluções, permitindo avaliar quais ações geram resultados e quais pontos precisam ser melhorados. O resultado é a otimização dos esforços de vendas e, como consequência, melhores resultados.

Analisaremos algumas dicas para conseguir um controle de vendas completo e eficiente, com metas assertivas e boa performance.

A primeira dica é registrar todas as informações relacionadas às suas transações comerciais, com todos os dados dos clientes, dos produtos vendidos, impostos, preço unitário e forma de pagamento.

Dessa forma, os seus relatórios serão muito mais precisos e poderão indicar melhores estratégias a partir de informações como quais produtos estão no topo das vendas, qual melhor forma de pagamento para o seu tipo de cliente, dentre outras. 

Com todos esses dados, você pode otimizar seu planejamento de compras e estoque, além de realizar promoções mais atrativas para o seu cliente, de acordo com possíveis sazonalidades, a sua necessidade e poder de compra. 
Só é possível traçar a melhor rota para os negócios após definir objetivos e metas a serem alcançadas. Por isso, é importante pensar: onde minha empresa quer chegar? Quais são os resultados que eu espero obter? 

Então, comece a traçar o melhor caminho para atingir essas metas e responder a essas perguntas. Pense nas estratégias e crie planos para chegar aos seus objetivos, sempre com a ajuda de seus colaboradores, afinal, eles fazem parte dessa trajetória e podem sugerir ótimos planos operacionais. 

Além disso, esteja presente e acompanhe os resultados da sua equipe de vendas, pois são eles que podem impulsionar o sucesso da empresa ou motivar o declínio. Saiba quem é o seu melhor vendedor e entenda como replicar as suas melhores práticas entre todos os outros colaboradores. 

Mas não analise apenas o seu faturamento total, entenda de onde ele vem. Saiba o faturamento médio de cada vendedor e dos seus principais canais de venda. Dessa forma, você pode entender a performance individual e elaborar melhores feedbacks aos colaboradores responsáveis. 

Crie um mapa do fluxo de vendas da sua empresa para facilitar a vida dos seus vendedores. Dessa forma, ao final de cada etapa do fluxo, a tarefa seguinte pode ser exercida com muito mais clareza e rapidez pelo responsável. 
Nada como um atendimento personalizado e exclusivo, certo? Por isso, dedique-se a conhecer os seus clientes de forma profunda. Saiba das suas necessidades e preferências para oferecer sempre o melhor atendimento do mercado e garantir clientes fiéis e satisfeitos. 

Para isso, é essencial otimizar o relacionamento com todos por meio de um sistema de controle de vendas integrado, pois é com esse processo que a sua equipe pode obter as informações necessárias para realizar o atendimento de forma personalizada, fazendo com que o seu cliente se sinta realmente valorizado. 

Com um planejamento de vendas e o registro das movimentações de entrada de compras e saída de produtos, você já tem o básico de uma gestão de estoque. Mas essa é uma operação que precisa de atenção constante. 
Para tanto, cruze as informações para descobrir quais produtos estão vendendo mais e menos, qual a demanda de compra de determinado item, dentre diversas outras possibilidades que podem garantir a melhor gestão de custos para a empresa. Ainda, evite gastos desnecessários e prejuízos com produtos parados em estoque, por exemplo.

Nesse caso, manter o estoque em dia é totalmente essencial para o melhor funcionamento do seu controle de vendas. Fique atento! 

Para utilizar os dados obtidos pelo controle de vendas de forma mais estratégica, é muito importante utilizar alguns indicadores de desempenho, principalmente para medir custos, perdas, retorno de investimento e até a produtividade da equipe. 

Além disso, todos esses indicadores devem ser medidos e analisados periodicamente, comparando com outros intervalos, para que melhorias possam ser aplicadas de forma contínua. 

A tecnologia e a automação podem se tornar seus grandes aliados em todas as dicas que mencionamos anteriormente. Realizar todos esses processos manualmente pode ser bem trabalhoso e a sua equipe pode acabar perdendo produtividade, além de, consequentemente, estagnar o crescimento da sua empresa.

E para garantir o melhor em automação e gestão de dados, conte com a Datavale. Entre em contato conosco e saiba mais!

Fonte: Datavale