Gestão de vendas é um conjunto de ações que visam o crescimento comercial da empresa. O objetivo é fornecer um direcionamento para a força de vendas, fazendo com que a equipe seja eficiente e chegue aos resultados esperados.
Porém, ela não se resume apenas à atuação do time comercial. Essa estratégia abrange todas as atividades ligadas ao setor, direta ou indiretamente, desde as ações de marketing ao pós-vendas, passando pela divulgação de precificação do produto ou serviço oferecido.
Dessa forma, a gestão ajuda na identificação de gargalos e na proposição de soluções, permitindo avaliar quais ações geram resultados e quais pontos precisam ser melhorados. O resultado é a otimização dos esforços de vendas e, como consequência, melhores resultados.
Analisaremos algumas dicas para conseguir um controle de vendas completo e eficiente, com metas assertivas e boa performance.
A primeira dica
é registrar todas as informações relacionadas às suas transações comerciais,
com todos os dados dos clientes, dos produtos vendidos, impostos, preço
unitário e forma de pagamento.
Dessa forma, os
seus relatórios serão muito mais precisos e poderão indicar melhores
estratégias a partir de informações como quais produtos estão no topo das
vendas, qual melhor forma de pagamento para o seu tipo de cliente, dentre
outras.
Com todos esses
dados, você pode otimizar seu planejamento de compras e estoque, além de
realizar promoções mais atrativas para o seu cliente, de acordo com possíveis
sazonalidades, a sua necessidade e poder de compra.
Só é possível
traçar a melhor rota para os negócios após definir objetivos e metas a serem
alcançadas. Por isso, é importante pensar: onde minha empresa quer chegar?
Quais são os resultados que eu espero obter?
Então, comece a
traçar o melhor caminho para atingir essas metas e responder a essas perguntas.
Pense nas estratégias e crie planos para chegar aos seus objetivos, sempre com
a ajuda de seus colaboradores, afinal, eles fazem parte dessa trajetória e
podem sugerir ótimos planos operacionais.
Além disso, esteja
presente e acompanhe os resultados da sua equipe de vendas, pois são eles que
podem impulsionar o sucesso da empresa ou motivar o declínio. Saiba quem é o
seu melhor vendedor e entenda como replicar as suas melhores práticas entre todos
os outros colaboradores.
Mas não analise
apenas o seu faturamento total, entenda de onde ele vem. Saiba o faturamento
médio de cada vendedor e dos seus principais canais de venda. Dessa forma, você
pode entender a performance individual e elaborar melhores feedbacks aos
colaboradores responsáveis.
Crie um mapa do
fluxo de vendas da sua empresa para facilitar a vida dos seus vendedores. Dessa
forma, ao final de cada etapa do fluxo, a tarefa seguinte pode ser exercida com
muito mais clareza e rapidez pelo responsável.
Nada como um
atendimento personalizado e exclusivo, certo? Por isso, dedique-se a conhecer
os seus clientes de forma profunda. Saiba das suas necessidades e preferências
para oferecer sempre o melhor atendimento do mercado e garantir clientes fiéis
e satisfeitos.
Para isso, é
essencial otimizar o relacionamento com todos por meio de um sistema de controle
de vendas integrado, pois é
com esse processo que a sua equipe pode obter as informações necessárias para
realizar o atendimento de forma personalizada, fazendo com que o seu cliente se
sinta realmente valorizado.
Com um
planejamento de vendas e o registro das movimentações de entrada de compras e
saída de produtos, você já tem o básico de uma gestão de estoque. Mas essa
é uma operação que precisa de atenção constante.
Para tanto, cruze
as informações para descobrir quais produtos estão vendendo mais e menos, qual
a demanda de compra de determinado item, dentre diversas outras possibilidades
que podem garantir a melhor gestão de custos para a empresa. Ainda, evite
gastos desnecessários e prejuízos com produtos parados em estoque, por exemplo.
Nesse caso,
manter o estoque em dia é totalmente essencial para o melhor funcionamento do
seu controle de vendas. Fique atento!
Para utilizar
os dados obtidos pelo controle de vendas de forma mais estratégica, é
muito importante utilizar alguns indicadores de desempenho, principalmente para
medir custos, perdas, retorno de investimento e até a produtividade da
equipe.
Além disso,
todos esses indicadores devem ser medidos e analisados periodicamente,
comparando com outros intervalos, para que melhorias possam ser aplicadas de
forma contínua.
A tecnologia e
a automação podem se tornar seus grandes aliados em todas as dicas que
mencionamos anteriormente. Realizar todos esses processos manualmente pode ser
bem trabalhoso e a sua equipe pode acabar perdendo produtividade, além de,
consequentemente, estagnar o crescimento da sua empresa.
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Fonte: Datavale