Como um bom fluxo de caixa pode fazer a empresa crescer

Como um bom fluxo de caixa pode fazer a empresa crescer

Uma das características mais marcantes de empresas de sucesso é a correta gestão do fluxo de caixa. Seja qual for o porte ou o segmento de atuação, não há como crescer e conquistar uma boa saúde financeira sem esse cuidado.

Quando se fala em micro e pequenas empresas, logo associamos a negócios familiares ou que estão no começo. Porém, independentemente disso, a importância de ter um financeiro organizado e planejado é indispensável. 

 Portanto, é necessário realizar alguns fluxos para manter o controle de caixa e crescimento da sua loja. Para isso é primordial fazer a gestão de fluxo de caixa completo.

 Primeiramente, precisamos entender o que é fluxo de caixa, não é mesmo? Em poucas palavras, o fluxo de caixa é um instrumento para acompanhar a situação financeira da empresa.

 Para você desenvolver um fluxo de caixa do seu negócio, basta criar um relatório com informações sobre toda movimentação de dinheiro que entra e sai em um determinado tempo.

 Como mencionado, fazer um fluxo de caixa e manter ele atualizado de maneira eficiente é muito importante e faz toda diferença na hora de analisar as forças e fraquezas do seu negócio.

 Ter uma visão 360º e clara dos números da sua empresa deixa mais fácil para compreender onde e o que é preciso melhorar ou até mesmo mudar. 

 Parece óbvio, mas muitas vezes os empreendedores esquecem de anotar esses dados e esse é o primeiro passo para começar o seu orçamento do fluxo de caixa.

 Sugerimos que você comece pelas contas a pagar e despesas fixas, como: aluguel, salários dos funcionários/pró-labore e internet. Depois foque nas despesas variáveis, como: energia, água e materiais e também nas contas a receber. 

 Não importa o valor, o importante é anotar todos os dias qualquer tipo de movimentação. Além disso, o ideal é separar estes gastos por categorias, como marketing (divulgação), materiais de escritório e ações comerciais. 

 Com esses primeiros hábitos, já é possível notar aqueles gastos que podem ser cortados ou negociáveis. Faça um planejamento financeiro mensal e anual.

 Com essa estipulação de verba, você pode comparar os gastos previstos com os gastos que realmente tiveram naquele mês ou ano. E com isso, é possível se prevenir para futuras emergências. 

 O que mais importa é o saldo da empresa, seja ele positivo ou negativo. Mas se estiver com saldo negativo, é preciso analisar o motivo e ajustar os gastos, ou até mesmo solicitar um parcelamento das contas a pagar. 

 Provavelmente você já escutou que estoque parado é perda de dinheiro e é exatamente isso. Analise todo o seu estoque de produtos, entendendo quais geram mais lucro e quais menos saem. 

 O melhor é diminuir a variedade de produtos e investir nos que geram uma alta demanda. Outro ponto é sempre se atentar aos períodos de alta de vendas para não faltar produtos no estoque. Ou mesmo o extremo oposto, correndo o risco de fazer uma compra maior que o fluxo de vendas previsto.

 Agora que você já sabe tudo sobre fluxo de caixa, os próximos passos para ajudar a sua empresa a voltar a crescer ficarão cada vez mais claros, e tomar decisões não parecerá uma responsabilidade tão angustiante.

Fonte: Datavale