Sem dados você é apenas mais uma pessoa com opinião

Sem dados você é apenas mais uma pessoa com opinião

Sua opinião tem valor se ela for fundamentada em inteligência extraída de dados e informações. Esses dados trazem esclarecimentos que devem possibilitar a validação ou a reformulação de uma opinião e ajudam a ter firmeza nas suas ideias, argumentos e decisões.

Uma decisão baseada em dados é aquela em que você procura deixar de lado suas opiniões, gostos, desgostos, hábitos de pensamento, valores, crenças e emoções, e procura evidências para apoiar ou não sua decisão.

A chamada “cultura de dados'' permite que empresas tenham um maior nível de inovação. Além disso, os gestores podem identificar mais falhas, otimizar rotinas e garantir que o negócio tenha qualidade em suas rotinas. Ou seja: investir nessa estratégia será crucial para atender às demandas do mercado nos próximos anos.

Ciência de dados é o termo utilizado para determinar uma combinação de várias ferramentas, algoritmos e princípios de aprendizado de máquina responsáveis pela descoberta de padrões e insights a partir de dados brutos. 

 

Em plena era do Big Data, em que as empresas enfrentam o desafio de lidar com o enorme fluxo de informações geradas pela sociedade, saber utilizar a ciência de dados passou a ser um diferencial de negócios. Ela é uma ferramenta valiosa para explorar e processar esses grandes volumes gerados por meio de diversas fontes.

 

Opinião, visão pessoal, ainda que embasada em muita vivência, não vai de “o que você acha?''. Mesmo que abranja uma equipe toda, um olhar de grupo é limitado a percepções individuais compartilhadas e, talvez, compactadas em algumas conclusões delimitadas ao escopo mental, profissional e emocional dos envolvidos.

Tomar decisões corporativas precisa ir além disso. São necessários dados, fatos, bases empíricas, para embasar decisões empresariais saudáveis.

Então, para você ser assertivo, busque dados, não opiniões. Cerque-se de tecnologias que possam entregar aos gestores da organização informações sobre cada setor ou elemento relevante. E use tudo isso para, então sim, projetar cenários, formar análises e embasar escolhas.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a implementar na sua empresa a assertividade dos dados? Então, entre em contato conosco.

Fonte: Datavale