O que é o Metaverso

O que é o Metaverso

Jogos eletrônicos, filmes de ficção científica e séries das plataformas de stream. Todas essas ferramentas, algum dia, já falaram sobre um universo alternativo. No entanto, parece que, agora, o futuro está cada vez mais perto de nós.

Totalmente baseado em tecnologia, o metaverso foi colocado em pauta por Zuckerberg em 2021, na conferência Connect — desenvolvida pela Meta (a sucessora da Facebook Inc.).  

Afinal, o que é o metaverso e do que se trata essa nova realidade? Como entrar no metaverso?

O metaverso é uma nova realidade baseada na integração entre mundo real e mundo virtual. 

Trata-se de um universo onde diversas tecnologias e inovações, como a 3D e a Inteligência Artificial, seriam a nova “extensão” da internet. É como se você pudesse montar outra vida na realidade virtual. Sabe o filme Matrix e Avatar? É bem por aí! 

Por meio da utilização de óculos ou qualquer outro dispositivo que fique à frente dos olhos, um novo mundo se ergue. Dessa maneira, é possível interagir com o ambiente, com novas pessoas e, até mesmo, adotar uma nova postura. Se você já jogou “The Sims”, vai conseguir entender o conceito.

Ainda assim, a proposta lançada pelo Facebook é muito ousada. Ela promete criar novos horizontes e possibilidades. Mesmo que os óculos VR (Virtual Reality) já estejam em circulação há alguns anos, o novo projeto ultrapassa qualquer barreira já conhecida. Além disso, ainda há a mescla com a realidade aumentada.

Sem dúvida alguma, muitas pessoas já estavam esperando pelo Metaverso, só não sabiam quando ele iria surgir. Os filmes já mostraram coisas semelhantes como em alguns episódios da série Black Mirror. O futuro chegou e muitas pessoas acabam não percebendo.

Apesar de ter sido falado por Mark Zuckerberg em 2021, esse termo não é recente. O conceito foi citado pela primeira vez em 1992, no livro Snow Crash, de Neal Stephenson. 

Na história, o personagem principal é um entregador de pizza no nosso mundo real, mas na realidade virtual ele é um samurai. Depois disso, a idealização de um metaverso foi abordada outras vezes em obras literárias. 

Mark Zuckerberg disse que seu novo projeto pode ser visto como uma espécie de “internet materializada”. Tudo o que você vê, ouve, ou pensa, poderá ser tocado, ou aparecer diante dos seus olhos. No lugar de visualizar os conteúdos, o usuário poderá estar dentro deles em uma experiência nova e muito empolgante.

A ideia é que as pessoas consigam utilizar os óculos para sobrepor a realidade. No lugar de apenas ler uma notícia ou falar com uma pessoa por vídeo chamada, o mundo real e o virtual passarão por uma mistura. A empresa, inclusive, está trabalhando em novos equipamentos para facilitar o controle digital.

No entanto, ainda há muito caminho pela frente. Segundo a tecnologia disponibilizada na atualidade, o projeto do Metaverso ainda está um pouco distante. Não há equipamentos capazes de materializar a ideia. Mesmo que o projeto seja futurista e relevante, muitos desafios precisam ser superados.

Ainda assim, é possível que, em 5 anos, os primeiros passos possam ser dados. Muitas empresas estão interessadas no novo conceito, principalmente devido às vantagens comerciais.

Fonte: Datavale