Porque migrar para a nuvem

Porque migrar para a nuvem

A pandemia da covid-19 trouxe uma nova realidade para as empresas e cada vez mais, a migração de dados para a nuvem tem sido uma aposta de organizações de diversos segmentos. Segundo uma pesquisa da IBM, o modelo em nuvem cresceu 35% no último ano.

O modelo de home office adotado por muitas empresas colocou à prova diversos processos críticos como produtividade, segurança das informações e a infraestrutura de trabalho dos colaboradores. Por atender todas essas necessidades, a migração para a nuvem traz diversos benefícios e abre uma tendência na qual os escritórios físicos diminuam cada vez mais, uma vez que a nuvem permite o consumo de internet para todos os colaboradores de modo seguro e com agilidade.

Conheça os principais benefícios para as empresas que irão migrar para a nuvem.

1 – Escalabilidade 

No processo em nuvem, você consegue usar exatamente o recurso necessário. Com a elasticidade do cloud, é possível utilizar mais ou menos recursos, conforme as demandas do mercado, de acordo com a necessidade da sua empresa.

2 – Disponibilidade

A Com o objetivo de entregar uma alta disponibilidade e uma rápida recuperação em problemas que possam ocorrer, garantindo assim um maior tempo de entrega de aplicações e serviços, em comparação a qualquer outra estrutura.

3 – Agilidade

Um dos pontos mais importantes do modelo cloud é a agilidade. A TI de hoje agrega muito valor ao negócio quando consegue adaptar de forma ágil seus recursos às novas necessidades, promovendo a disponibilidade de novas aplicações, alterações de recursos e serviços.

4 – Redução de custos

Como mencionado no primeiro tópico, podemos usufruir de escalabilidade em nuvem, onde conseguimos acompanhar a necessidade do negócio utilizando a flexibilidade dos ambientes em nuvem. Isso evita a aquisição de softwares e hardwares, diminuindo os custos.

5 – Segurança

Os ambientes em nuvem pública são adequados aos padrões globais de segurança de infraestrutura e serviço, garantindo várias camadas de segurança.

6 – Atualização tecnológica

Estar em nuvem é garantir que existe alguém olhando constantemente para o parque de recursos, pensando em melhorias que irão beneficiar a todos, desde atualização de recursos físicos à disponibilização de novos serviços, resultando em uma constante atualização tecnológica.

Fonte: Datavale