Frigoríficos apostam em automação e estão mais tecnológicos

Frigoríficos apostam em automação e estão mais tecnológicos

Tecnologia tem sido utilizada no processo produtivo e de controle como uma estratégia de redução de custos e para garantir maior segurança contra contaminação

 

A pandemia da covid-19 trouxe novas necessidades para os frigoríficos em todos os processos internos, principalmente na gestão de colaboradores. 

As plantas industriais tiveram que ser repensadas para que os frigoríficos se adequassem às regras sanitárias instituídas pelas autoridades em saúde, sobretudo no que diz respeito a rotina dos colaboradores.

Os frigoríficos são ambientes com baixas temperaturas e devido às necessidades da linha de produção, é comum que os trabalhadores fiquem mais próximos durante o período de trabalho. 

Para conter a disseminação do novo coronavírus dentro das unidades frigoríficas, foi necessário fazer um rodízio de colaboradores, bem como afastar os que integram o chamado grupo de risco.

Segundo especialistas do setor, não houve queda na produtividade. 

No entanto, os custos operacionais ficaram maiores já que as unidades mantêm os colaboradores do grupo de risco afastados com remuneração integral, em contrapartida, mais pessoas tiveram que ser contratadas para minimizar essas ausências.

Diante desse cenário, a automação de alguns processos foi aplicada nos frigoríficos como uma forma de reduzir custos operacionais, principalmente, nas atividades que antes eram executadas de mão em mão pelos colaboradores. 

De acordo com especialistas do setor, a automação é um processo que vem sendo difundido em vários frigoríficos do Brasil e que demonstra vários benefícios, como maior higiene dos processos, pois desse modo, não há contato humano com as carnes, diminuindo o risco de contaminação dos produtos por agentes patogênicos.

Outro ponto importante nas unidades frigoríficas e que interfere muito na conservação do produto é a temperatura. 

As temperaturas inadequadas podem colocar em risco a qualidade das peças e também aumentar o risco de contaminação. 

Por meio da automação, há possibilidades de controles mais precisos de temperatura, evitando dano aos produtos.

Com vários benefícios para a produção e controle de qualidade, a automação passa a ser uma das principais tendências para os frigoríficos.

Fonte: Datavale