Câncer de Próstata campanha novembro azul promove conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce

Câncer de Próstata campanha novembro azul promove conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce

A cada ano, o câncer de próstata faz inúmeras vítimas. Esse é o tipo mais comum câncer entre os homens e causa cerca de 15 mil mortes por ano. Para conscientizar sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata no mês de novembro é realizada no Brasil e em vários países do mundo, a campanha Novembro Azul.

A campanha “Novembro Azul” teve início no ano de 2013, na Austrália e é uma das principais campanhas de saúde do Brasil e de outros países.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele tipo não melanoma. No mundo, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo.

Esse tipo de câncer é mais comum em faixas etárias iguais ou superiores a 65 anos, mas pode acometer outras faixas etárias. Na fase inicial, o câncer de próstata é silencioso e pode apresentar sintomas leves que são semelhantes ao crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e aumento da frequência urinária durante o dia ou à noite.

Além da idade superior a 50 anos, o excesso de gordura corporal, histórico familiar de câncer de próstata e exposição a componentes químicos como aminas, arsênio, fuligens e dioxinas estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.

A prevenção é indicada com controle dos fatores de risco relacionados ao estilo de vida. Por isso, é importante manter uma dieta saudável rica em frutas, legumes e grãos integrais. A prática regular de exercícios físicos também é benéfica para a saúde. No entanto, em alguns casos, o câncer de próstata possui como principal fator de risco a predisposição genética que não pode ser controlada. Nesses casos, a detecção precoce é fundamental por meio dos exames de rotina. Quanto mais cedo detectado o câncer de próstata, maiores são as chances de cura e sucesso do tratamento.

Fonte: Datavale