O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A campanha “outubro Rosa” surgiu na década de 1990 e é celebrada no mundo inteiro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o principal tipo de câncer que atinge as mulheres. As taxas de mortalidade também são altas, pois o câncer de mama é a quinta maior causa de mortes do mundo.
Um dos pilares da campanha “Outubro Rosa” é a informação. O câncer de mama ainda não possui uma causa específica, mas está ligado a vários fatores de risco como predisposição genética, histórico familiar, causas hormonais e estilo de vida.
A prevenção acontece por meio do autoexame das mamas, no qual a própria mulher se toca em busca de alterações nas mamas como caroços. Durante o autoexame também é importante observar as alterações na pele e a presença de secreções.
Para as mulheres com 40 anos ou mais, é indicado que seja feito anualmente a mamografia que é o principal exame para rastreio e diagnóstico do câncer de mama. Mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama começam o acompanhamento por volta dos 35 anos, mas pode acontecer mais cedo, dependendo da indicação médica.
Além dos exames de rotina, é importante ter qualidade de vida. Não fume, tenha uma alimentação saudável rica em frutas, hortaliças e fibras, pratique exercícios físicos regularmente e faça visitas periódicas ao médico.
Mesmo que seja diagnosticada com câncer de mama, a detecção da doença nos estágios iniciais ajuda no sucesso do tratamento e maiores são as chances de cura.
Vista-se de rosa e junte-se a essa causa!
Fonte: Datavale