Pesquisa sobre agricultura digital aponta uso e expectativas dos produtores em relação às tecnologias

Pesquisa sobre agricultura digital aponta uso e expectativas dos produtores em relação às tecnologias

Cada vez mais a tecnologia está sendo utilizada para a melhoria de produção e expansão de mercados. No campo, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) também vem ganhando espaço. Em abril deste ano, a Embrapa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram uma pesquisa sobre o retrato da agricultura digital brasileira.

O estudo contou com a participação de mais de 750 produtores, o objetivo da pesquisa foi avaliar as tendências, os desafios e as oportunidades para a agricultura digital no Brasil.

Segundo a pesquisa, foi possível identificar que 84% dos agricultores usam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta. A facilidade de comunicação trazida pelas tecnologias é apontada como uma ferramenta que ajuda a ampliar acesso a mercados, redução de custos e para agregar o valor à produção.

Em relação ao uso das tecnologias pelos agricultores, 66,1% utilizam a tecnologia para planejar a terra, 43,3% afirmam o uso das tecnologias para a gestão da produção; para 40,5% dos produtores a tecnologia é uma ferramenta utilizada para a compra e venda de insumos. A pesquisa também demonstrou que os agricultores também utilizam as tecnologias para auxílio na produção, sendo que 32,7% usam tecnologias para mapear e planejar o uso da terra e 30,2% para consultar as previsões climáticas.

O estudo também apontou as expectativas que os agricultores possuem em relação ao uso das tecnologias. Este item da pesquisa apresenta várias oportunidades para o investimento em agricultura digital no Brasil. Segundo os dados: 59,7% têm expectativas para tecnologias que auxiliem na gestão da propriedade; 52% para o controle de deficiências nutricionais da terra; 52% esperam tecnologias para a compra e venda de insumos e de produção; 67,1% aguardam tecnologias que ajudem no melhor planejamento da atividade e 53,8% esperam que com a inovação tecnológica seja possível realizar um melhor mapeamento da terra.

Além de ser essencial para entender o uso da tecnologia no campo, a pesquisa aponta lacunas para inovação e tecnologias inteligentes que atendam às necessidades dos produtores, buscando melhor processo de gestão, do uso da terra e da ampliação dos mercados para este setor importante para a economia do país.

Fonte: Datavale