Exportações de carne apresentam crescimento no primeiro semestre de 2020

Exportações de carne apresentam crescimento no primeiro semestre de 2020

Enquanto vários setores da economia brasileira sofrem os impactos causados pela pandemia da Covid 19, a pecuária segue crescendo. Com a reabertura do mercado Chinês, as exportações de carne bovina e suína tiveram um aumento expressivo comparado ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), no primeiro semestre de 2020, as exportações de carne bovina aumentaram 33,1% comparado ao mesmo período de 2019 e movimentaram cerca de US$ 655,47 milhões ou seja, um aumento de 48,2% na rentabilidade.

As exportações de carne suína também apresentaram crescimento. Foram exportadas para a China 87 mil toneladas de carne suína, representando um aumento de 53,9% comparado ao mesmo período de 2019.

Segundo a Abrafrigo, as exportações de carne brasileira para o mercado chinês saltaram para 150% no primeiro semestre do ano. Ainda de acordo com a entidade, a receita cresceu cerca de 48%, para US$ 743 milhões.

Os índices positivos nas exportações demonstram a qualidade da carne produzida no Brasil e a potencialidade do país em se posicionar neste mercado. A China é a principal compradora de carne brasileira. Após passar pela pandemia, a economia chinesa tem passado por um processo de recuperação que vai ser benéfico para a pecuária brasileira.

Segundo analistas, no Brasil, o agronegócio e a pecuária deverão ser os setores mais beneficiados pela recuperação da economia da China.

Fonte: Datavale