Indústria de Alimentos gera 8 mil empregos e se prepara para investimentos em tecnologia

Indústria de Alimentos gera 8 mil empregos e se prepara para investimentos em tecnologia

A indústria de alimentos apresentou resultados positivos no primeiro quadrimestre de 2020. Mesmo diante da pandemia da Covid-19, o setor obteve bons números de crescimento comparado ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados da ABIA (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos), as contratações nas indústrias de alimentos do país cresceram em 0,5% comparadas ao mesmo período de 2019, essa porcentagem equivale a abertura e preenchimento de 8 mil empregos. De acordo com a associação, as exportações também cresceram em cerca de 10%, tendo como um dos principais compradores o mercado asiático.

A estratégia das indústrias de alimentos para afastar a pandemia, foi um investimento em prevenção por meio de rigor com as medidas de higienização e isolamento de colaboradores que fazem parte do grupo de risco.

Outro fator positivo foi que várias indústrias de alimentos investiram em ações de responsabilidade social por meio da doação de alimentos, disponibilização de recursos financeiros para a compra de equipamentos e insumos hospitalares e incentivo à pesquisa.

Em busca de inovação

No mês de junho, a ABIA e a Food Tech Hub realizaram um webinar para discutir o futuro do setor. Uma coisa é certa, o investimento em tecnologia é o caminho para a inovação e otimização da cadeia produtiva.

Durante o evento virtual, foi citada a importância de sistemas inteligentes de distribuição, bem como o uso desses sistemas para a utilização inteligente da água, sistemas de plantio mais saudáveis. A tecnologia também visa a utilização colaborativa no uso de recursos e dados.

Fonte: Datavale