Outubro Rosa o mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Outubro Rosa o mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

De acordo com o INCA, são estimados mais de 66 mil novos casos só este ano. Entre os fatores de risco para a doença estão a obesidade, tabagismo, sedentarismo e histórico familiar de câncer de mama e ovário.

Para os especialistas, a prevenção pode ser feita com a mudança de estilo de vida e a adoção de hábitos como: prática regular de atividades físicas, dieta balanceada, controle do peso e não fumar. A amamentação também ajuda a prevenir.

Outras medidas importantes visam a prevenção e o diagnóstico precoce. Por isso, é fundamental que todas as mulheres, inclusive as jovens, façam regularmente o autoexame das mamas (que consiste em apalpar a região das mamas e axilas) caso note alterações como caroços, espessamento da pele ou secreção, é importante procurar a avaliação médica. Já as mulheres com 40 anos ou mais, devem fazer anualmente a mamografia.

É importante lembrar que os homens também podem ter câncer de mama. No entanto, é raro, acometendo apenas 1% da população masculina.

O incentivo à prevenção e detecção precoce do câncer de mama é uma causa que toda a sociedade deve adotar.

 

Fonte: Datavale